14 de dezembro de 2010

Ganho de peso durante a gravidez

Eu sempre fui preocupada com o peso. Nunca fui gorda, mas sempre tive que controlar minha alimentação já que tenho grande facilidade para engordar. Minha mãe engordou 30 kgs na minha gravidez e meu medo era ir pelo mesmo caminho quando engravidasse. Não preciso  dizer que eu tinha pavor de engordar 30 kgs né? Assim que engravidei a primeira coisa que fiz foi conversar com minha ginecologista e obstetra. Falei que apesar de não ser gorda, minha mãe tinha engordado 30 kgs na minha gravidez e que meu maior medo era acontecer o mesmo comigo. Minha médica me tranquilizou um pouco e me orientou. Disse para comer normalmente como comia antes de engravidar e me cuidar principalmente no primeiro trimestre porque, segundo ela, o período mais fácil de controlar o peso é no começo. Dica valiosa, viu? Ela me proibiu de comer meu adorado peixe cru e disse para evitar legumes e verduras fora de casa, por não sabermos a procedência e as medidas de higiene das pessoas na hora do preparativo de tais alimentos.

Eu engordei 12 kgs no total de toda a minha gravidez. Comi de TUDO! Poderia ter engordado menos, mas nas duas últimas semanas de gravidez eu liberei geral e engordei 1 kg por semana, senão teriam sido 10 kgs. Eu fechei a boca de maneira saudável no começo da gravidez. Abusei de legumes cozidos, arroz integral, peito de frango grelhado, mas não deixei de comer doces e chocolates. Tomei muito refrigerante também já que minha médica não proibiu. Usei muito aspartame também por indicação da minha médica, que segundo ela, é impossível engordar pouco sem usar coisas lights. Esse negócio de que a fome é duplicada durante a gravidez, não foi verdade pra mim, acho que isso é mais psicológico em toda grávida. Durante o primeiro e o segundo trimestre a minha fome era igual ao que sempre foi. Eu até comi de maneira mais saudável porque sentia muita vontade disso. Eu sentia vontade de comer arroz, feijão, um legume cozido e peito de frango grelhado. Até as carnes eu comi menos porque meu desejo era mesmo por frango grelhado.  No terceiro trimestre a coisa aperta. Aí sim a minha fome aumentou e eu comecei a comer bem mais. Tive que dar uma segurada no apetite e me permiti comer a vontade nas duas últimas semanas. A gente engorda muito mais no terceiro trimestre! Até os 6 meses de gravidez, eu tinha engordado apenas 5 kgs!  No 7 mes, quando comecei a sentir mais fome, cheguei a engordar 4 kg só em 1 mês.É muita coisa!  Mas se você levar uma gravidez normal, sem riscos e não abusar de nada, dá para se comer de tudo e não engordar muito.

O meu problema está sendo agora, pós-parto e amamentação. Na primeira semana após o parto eu perdi 8 kg. E só. Não perdi mais nada até agora. Não engordei, mas não perdi nada. Sinto uma fome de leão, BEM MAIS do que na gravidez. MUITO mais. Não sei se é normalo só por causa da amamentação ou se é porque eu tomo um remédio auxiliar da amamentação que dizem aumentar o apetite. O negócio é que vou ter que esperar parar de amamentar para fazer um regime bravo e perder o resto de peso que me sobra! Por isso minha dica é: se cuidem principalmente no início da gravidez! Aproveitem os enjôos do comecinho e se policiem mesmo. Abusem de verduras, legumes e frutas. Ingiram muita fibra e comam de maneira saudável no começo porque no fim da gravidez a fome aumenta demais e é duro se controlar.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...